Valuation: como fazer uma análise de empresas antes de investir?
Valuation: como fazer uma análise de empresas antes de investir?
O investimento em ações é bastante procurado por pessoas que desejam investir no mercado financeiro. No entanto, não basta escolher ativos de maneira aleatória. O ideal é avaliar cada oportunidade de modo a verificar se ela de fato faz sentido para o seu caso.
Nesse sentido, o valuation de empresas pode ser uma ferramenta de grande utilidade. Com ela, é possível ter ajuda na análise de companhias que estão na bolsa de valores, de modo a verificar se uma determinada ação é realmente atrativa ou não.
Quer saber mais sobre o valuation de empresas e como você pode utilizá-lo em prol de seus investimentos? Então não deixe de conferir as informações deste post!
O que é valuation e qual a sua importância para os investidores?
Valuation é o processo de determinar o valor intrínseco de uma empresa na bolsa de valores, de modo a identificar quanto ela realmente vale. Essa é uma análise que envolve uma série de fatores, como fluxos de caixa, ativos e passivos, riscos e perspectivas de crescimento.
O objetivo do valuation é chegar a uma estimativa do valor justo de uma empresa. Dessa forma, os investidores podem tomar decisões mais adequadas e embasadas na hora de comprar ou vender ações.
Na prática, essa estratégia oferece insights sobre o potencial de empresas e ajuda a evitar investimentos impulsivos.
Quais os principais métodos de valuation e como calculá-los?
Como não existe apenas uma forma de fazer o valuation de empresas, ele é considerado uma análise subjetiva. Cada investidor pode chegar a uma conclusão diferente — o que não quer dizer que um esteja certo e o outro, errado.
Contudo, independentemente do método de valuation escolhido, essa ferramenta permite ter uma noção mais clara a respeito do valor de uma empresa. Em geral, ele costuma ser mais interessante para os investidores.
A seguir, conheça dois métodos principais e como calculá-los!
Fluxo de caixa descontado
Esse primeiro método projeta os fluxos de caixa futuros da empresa e os desconta para o valor presente. Assim, ele permite determinar o valor da companhia com base em seus ganhos potenciais. Para calculá-lo, é necessário utilizar a seguinte fórmula:
Entenda o significado de cada item:
● FC = fluxo de caixa previsto para o período;
● r = taxa de desconto sobre o fluxo de caixa;
● t = período avaliado do fluxo de caixa
Múltiplos de mercado
Já o método de múltiplos financeiros compara métricas financeiras de uma empresa com companhias semelhantes no mercado. Isso ajuda a avaliar se ela está sobrevalorizada ou subvalorizada em relação aos concorrentes.
Para tanto, você pode comparar múltiplos e indicadores como:
● P/VPA (preço sobre o valor patrimonial por ação);
● P/L (preço sobre o lucro);
● DY (dividend yield).
Como analisar empresas por meio do processo de valuation?
Após conhecer os principais métodos de valuation e como calculá-los, você está apto para analisar companhias de forma mais apropriada. Para esse objetivo, há dois pontos principais que você deve colocar em prática.
O primeiro é comparar os resultados do valuation com as condições atuais de mercado. Ainda, é preciso considerar outros fatores, como análise qualitativa da empresa, tendências do setor e projeções econômicas.
Assim, você poderá decidir se a empresa está subvalorizada, sobrevalorizada ou adequadamente precificada.
O valuation de empresas é uma ferramenta essencial para investidores que desejam tomar decisões embasadas e estratégicas. Ao entender o valor intrínseco de uma companhia e avaliar seu potencial, você estará em uma posição melhor para tomar decisões a fim de aproveitar oportunidades e minimizar riscos.
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