Suitability: por que adaptar a carteira ao seu perfil?
Suitability: por que adaptar a carteira ao seu perfil?
Na hora de fazer os seus investimentos, é necessário considerar diversos fatores que impactam o alinhamento da alocação com a sua estratégia individual. Nesse sentido, um dos pilares para tomar decisões eficientes é o suitability.
Observe que as alternativas contam com riscos, então é fundamental saber como manejar essa característica conforme a sua tolerância a eles. Portanto, uma análise prévia do seu perfil é uma forma de adequar a composição do portfólio à sua situação.
Quer saber mais sobre o suitability e qual a sua importância na hora de operar no mercado financeiro? Continue a leitura e descubra!
O que é suitability?
Por exemplo, os perfis conservadores priorizam a segurança nos investimentos, mesmo que isso represente ter ganhos limitados. Os moderados aceitam lidar com um pouco mais de riscos, desde que eles tenham maior potencial de retorno.
Por fim, investidores arrojados têm como foco o maior potencial de ganhos em seus aportes. Para tanto, eles estão dispostos a se expor a mais riscos.
Note que, além de ser uma forma de melhorar a sua experiência no mercado financeiro, o teste de perfil de investidor é uma exigência da CVM (Comissão de Valores Mobiliários). Na Instrução CVM N.º 539 de 2013, está definida a obrigação de verificar a adequação dos produtos, serviços e operações ao perfil do cliente.
Ademais, o teste é gratuito e simples, geralmente com o preenchimento de um formulário com perguntas sobre as suas finanças e expectativas nos investimentos.
Qual é a importância de investir conforme o perfil de risco?
Após saber o que é suitability, é necessário entender qual é a importância de respeitar o seu perfil de risco nos investimentos. Acompanhe!
Acesso às alternativas adequadas
Composição inteligente da carteira
Por exemplo, uma pessoa com perfil conservador costuma ter alguns investimentos mais voláteis para elevar os ganhos, porém, em menor proporção. Por outro lado, investidores moderados e arrojados também tendem a buscar uma margem de segurança na carteira.
Decisões mais racionais
Saiba que adequar a carteira ao seu perfil é uma forma de reduzir o estresse e a ansiedade que podem surgir na hora de administrar os investimentos. Por exemplo, investidores conservadores costumam ficar ansiosos quando se expõem a riscos acima da sua tolerância.
Quando fazer o suitability?
Você já entendeu que antes de começar a investir é preciso fazer o suitability. No entanto, é válido considerar que o seu perfil pode mudar, sendo obrigatório refazer o teste pelo menos a cada dois anos. Mas há como repeti-lo com mais frequência, se você desejar.
Alguns exemplos que tendem a impactar a tolerância aos riscos são mudança de emprego, nascimento de um filho, casamento, recebimento de herança e aposentadoria. Portanto, quando houver um acontecimento marcante, é válido revisar a sua classificação.
Qual é o papel da assessoria no alinhamento da carteira?
Até aqui, você viu a importância de alinhar a carteira ao seu perfil de investidor. No processo, é possível contar com o auxílio da assessoria de investimentos. Um profissional experiente pode ajudar na sua alocação, tirando as dúvidas sobre as alternativas.
Nesse contexto, o assessor apresenta os riscos e o funcionamento dos ativos e produtos, além de apontar as oportunidades adequadas ao seu caso. Logo, ele atua como um facilitador da sua jornada de investimentos, reduzindo as chances de erros comuns nesse ambiente.
Ainda, o profissional contribui para a sua evolução no gerenciamento da carteira, auxiliando na aprendizagem. Como resultado, você tem a oportunidade de desenvolver a educação financeira e se tornar cada vez mais autônomo em suas decisões.
Você quer ter assessoria de investimentos exclusiva e personalizada? Então entre em contato com a Jobin Investimentos e converse com a nossa equipe!