Qual a importância de uma boa gestão de risco e retorno nos investimentos?

Qual a importância de uma boa gestão de risco e retorno nos investimentos?

16/08/2024

Uma estratégia com foco no recebimento de dividendos mensais pode proporcionar ganhos regulares e impulsionar o desempenho da carteira. Assim, a partir dos estudos adequados e análises dos ativos do mercado, você tem chances de obter uma renda passiva.

Mas será que é possível encontrar ações que pagam dividendos todos os meses? É preciso responder a essa questão e considerar os riscos que esses ativos oferecem para que as suas escolhas sejam conscientes e efetivas.

Quer entender se existem ações que pagam dividendos de forma frequente? Continue a leitura para conferir mais informações sobre o assunto!

O que são dividendos?

Os dividendos consistem em um benefício pago aos investidores pelas empresas ou fundos listados na bolsa, que representam uma parcela do seu lucro líquido ajustado. Os recursos são distribuídos entre os acionistas ou cotistas proporcionalmente à quantidade de ativos que eles possuem na carteira.

Por ser um dinheiro que entra na conta do investidor sem que ele realize qualquer tipo de movimentação, os dividendos são considerados renda passiva. O pagamento ocorre periodicamente, mas o intervalo e montante distribuído varia conforme o tipo de ativo, as regras estabelecidas e a obtenção de lucros no período.

Existem ações que pagam dividendos mensalmente?

Como você viu, os dividendos são distribuídos pelas empresas ou fundos com prazos que podem variar. Então saiba que existem ações que têm o costume de pagar o provento mensalmente. No entanto, o resultado no passado não garante o mesmo comportamento no futuro, certo?

A forma de realizar o pagamento também pode variar. As companhias podem distribuir outros proventos, como juros sobre capital próprio (JCP), bonificação de ações ou direitos de subscrição.

Alguns exemplos de ações que costumavam pagar dividendos ou JCP mensais, até 2023, eram:

●        Itaú (ITUB3/ITUB4);

●        Itaúsa (ITSA3/ITSA4);

●        Bradesco (BBDC3/BBDC4);

●        Banestes (BEES3/BEES4).

Entretanto, é fundamental observar que a decisão de investir em uma ação deve partir de diversas análises, não apenas da distribuição de proventos. Além disso, o fato de uma alternativa ter o costume de distribuir lucros com regularidade não significa necessariamente que ela manterá a prática.

Como investir em ações que pagam proventos mensais? 

Se o seu objetivo é ter ações que pagam dividendos mensais na carteira, é preciso adotar uma estratégia consistente para obter esse resultado. Primeiramente, você deve avaliar como essas alternativas se adequam ao seu perfil de investidor e objetivos.

Ainda é válido realizar um estudo dos fundamentos da empresa para verificar a sua solidez e saúde financeira. Outros fatores a serem observados são o histórico de pagamentos de proventos, o nível de endividamento da companhia, sua lucratividade e o setor de atuação.

Considere que para ter uma renda passiva todos os meses, você não precisa investir em ações que pagam dividendos mensais. Uma possibilidade é ter diferentes papéis no portfólio com períodos de distribuição distintos, de forma que você sempre busque um recebimento frequente e com maior consistência.

Você entendeu que é possível encontrar ações que pagam dividendos todos os meses e que elas podem ajudar a obter uma renda passiva. Porém, é importante analisar os ativos e contar com outras estratégias, como a diversificação da carteira, para ampliar as chances de sucesso nos investimentos.

Você quer ter acesso a mais novidades sobre o mercado financeiro? Então siga a Jobin Investimentos nas redes sociais. Você nos encontra no YouTube, Instagram e LinkedIn!

Últimos Posts