Fundo multimercado: conheça as principais características dessa modalidade de investimento!
Fundo multimercado: conheça as principais características dessa modalidade de investimento!
A diversificação da carteira de investimentos costuma ser uma das estratégias mais utilizadas pelos investidores em busca da redução dos riscos de perdas. Entre as alternativas disponíveis, o fundo multimercado pode ajudar a alcançar esse objetivo.
Uma das vantagens ao escolher essa modalidade é a possibilidade de alocar recursos em diferentes ativos sem precisar comprá-los individualmente. Além disso, você conta com o gestor do fundo para analisar o mercado e escolher os investimentos mais adequados para a estratégia do veículo.
Quer entender mais sobre o fundo de investimento multimercado e como ele pode ajudar na estratégia de diversificação do portfólio? Continue a leitura!
O que é um fundo multimercado?
Um fundo multimercado é um tipo de fundo de investimentos. Trata-se de um veículo coletivo, reunindo investidores que compram cotas de participação. A gestão do patrimônio é feita por um profissional do mercado financeiro, responsável por alocar os recursos do fundo conforme as estratégias e regras estabelecidas em seu regulamento.
De modo geral, os fundos de investimento concentram a maior parte dos seus investimentos em um tipo de ativo. É o que ocorre com fundos de ações, cambiais ou imobiliários, por exemplo. Nesses casos, a carteira deve ser composta por uma porcentagem mínima dos ativos específicos.
Já o fundo multimercado não tem esse tipo de limitação. Dessa forma, ele pode ter estratégias diferenciadas e, a depender das regras estabelecidas, maior diversificação — podendo combinar ações, títulos de renda fixa, câmbio, derivativos e commodities.
Quais as características desse fundo de investimento?
Como visto, o gestor do fundo multimercado pode alocar os recursos em diferentes classes de ativos, desde que siga o regulamento, os objetivos e a estratégia do fundo.
Na prática, esses veículos de investimento são divididos conforme as estratégias.
Veja os principais tipos:
● balanceado: a estratégia de alocação é predeterminada, com a especificação de como serão feitas as alocações e a política de rebalanceamento;
● livre: não concentra a alocação em uma estratégia específica, podendo incluir ativos conforme a avaliação do gestor, seguindo a política do fundo;
● dinâmico: as escolhas do gestor tendem a ser reativas às oscilações do mercado, sendo mais flexível em relação à estratégia;
● macro: a referência a ser usada são índices macroeconômicos, podendo ter foco no médio e longo prazo;
● investimentos no exterior: deve ter no mínimo 40% dos valores alocados em ativos do mercado externo;
● trading: prioriza as estratégias de curto prazo em busca de ganhos rápidos.
Quais são as vantagens e desvantagens desse tipo de fundo?
Diante dessas características, o fundo multimercado apresenta vantagens e pontos negativos. Entre os seus benefícios, além da diversificação, estão:
● a flexibilidade que eles podem oferecer;
● o potencial de retorno atrativo;
● a chance de acessar alternativas mais complexas de investimento com apoio da gestão.
No entanto, os riscos também precisam ser considerados, como a exposição à volatilidade e a eventos imprevistos. Há ainda a impossibilidade de interferir na estratégia de investimento e a potencial falta de liquidez, dependendo do fundo.
Como investir em fundos multimercado?
Agora que você está familiarizado com os principais aspectos do fundo multimercado e compreende seus pontos fortes e fracos, é preciso entender como acessar essa modalidade. O primeiro passo é ter uma conta em um banco de investimentos.
Caso essa modalidade esteja adequada ao seu perfil e objetivos, escolha um fundo multimercado e estude o seu prospecto para entender se ele é aderente à sua estratégia no mercado financeiro. Por fim, destine os recursos necessários para o investimento.
Neste texto, você aprendeu que os fundos multimercado são uma alternativa que pode ajudar na sua estratégia de diversificação do portfólio. Contudo, é preciso avaliar os riscos envolvidos antes de tomar uma decisão.
Você precisa de orientações sobre como investir em um fundo multimercado? Converse com nossos assessores!