Qual o melhor investimento a longo prazo? Veja!
Qual o melhor investimento a longo prazo? Veja!
Construir um patrimônio sólido e garantir uma boa rentabilidade é o objetivo de muitos investidores. Para tanto, grande parte deles busca o melhor investimento a longo prazo — o que pode ser um desafio diante de tantas opções no mercado.
Investir a longo prazo pode potencializar seus rendimentos e ajudar a enfrentar os efeitos das oscilações do mercado com mais confiança, mas a prática requer atenção. Um ponto a considerar é o entendimento das alternativas compatíveis com o que você busca.
Quer descobrir como escolher o melhor investimento a longo prazo para você? Continue a leitura e confira!
Quais são as opções de investimento a longo prazo?
Existem diversas alternativas de investimentos que podem se adequar a objetivos financeiros de longo prazo.
Conheça algumas das opções disponíveis!
Ações
As ações costumam ser buscadas para investimentos a longo prazo — especialmente aquelas de empresas consolidadas, com histórico de crescimento e bom desempenho no mercado. Aqui, há uma tendência de valorização com o tempo, embora não haja garantia de que as projeções se concretizem.
Vale saber que os papeis negociados na bolsa de valores pertencem à renda variável, portanto, não há previsibilidade — podendo inclusive haver perdas. Porém, em horizontes mais amplos, a tendência é que os efeitos das altas e baixas no mercado sejam suavizados.
Além disso, existe a possibilidade de recebimento de dividendos. Trata-se da distribuição dos lucros das empresas proporcional à quantidade de ações que o investidor possui em carteira.
As empresas de setores essenciais, como energia e alimentos, têm potencial de oferecer um grau maior de estabilidade. Porém, vale lembrar que o mercado de ações é volátil e exige foco nos objetivos para lidar com as oscilações — especialmente em crises econômicas.
Fundos imobiliários (FIIs)
Os FIIs também são uma alternativa para quem busca o melhor investimento a longo prazo. Ao comprar suas cotas, você investe no mercado imobiliário sem precisar adquirir um imóvel físico. Eles proporcionam a possibilidade de ganhos por meio de dividendos e pela eventual valorização das cotas.
Existem FIIs compostos por diversos tipos de imóveis, como shoppings, escritórios, galpões logísticos, hospitais e construções residenciais. Há também aqueles que investem em títulos ligados ao setor e, ainda, fundos imobiliários que investem em cotas de outros FIIs.
Títulos de renda fixa
Os investimentos em títulos de renda fixa costumam ser atrativos para os investidores que buscam mais segurança e previsibilidade. Nessa classe, há diversas opções que podem se encaixar em um planejamento de longo prazo.
Entre elas estão as aplicações do Tesouro Nacional, consideradas as opções mais seguras do mercado por serem garantidos pelo Governo. Além delas, existem as debêntures — títulos emitidos por empresas, geralmente oferecendo rentabilidade maior do que os títulos públicos.
O motivo é que elas apresentam um grau de risco maior. Ainda, você encontra os títulos emitidos por instituições financeiras e securitizadoras — que podem oferecer rendimentos competitivos.
Veja algumas alternativas:
- certificados de depósito bancário (CDBs);
- letras de crédito imobiliário e do agronegócio (LCIs e LCAs);
- certificados de recebíveis imobiliários e do agronegócio (CRIs e CRAs).
Qual é o melhor investimento a longo prazo?
Como você viu, existem inúmeras alternativas para quem deseja investir. Não existe um investimento único que seja o melhor — a escolha depende de uma série de fatores, inclusive das estratégias de investimento de cada pessoa.
A decisão deve considerar questões como:
- perfil do investidor: avaliação da sua tolerância ao risco;
- objetivos financeiros: definição do foco, como acúmulo de capital para a compra de um bem, renda recorrente para a aposentadoria, entre outros;
- prazo de investimento: tempo pelo qual você está disposto a manter o valor investido.
Para evitar erros, muitos investidores procuram uma assessoria financeira, como a da Jobin Investimentos, para obter orientação sobre diversificação da carteira. Ter esse suporte é útil tanto para quem é iniciante quanto para quem possui experiência no mercado financeiro.
O motivo é que contar com um assessor de investimentos pode auxiliar na tomada de decisões. Um profissional qualificado consegue orientar você na escolha das alternativas mais adequadas ao seu perfil e objetivos.
Como você aprendeu, há muitas alternativas disponíveis no mercado, que variam em relação aos riscos e retornos. Conhecendo as possibilidades, fica mais fácil escolher o melhor investimento a longo prazo para atender às suas necessidades.
Quer orientação qualificada para compor sua carteira de investimentos? Entre em contato com a Jobin Investimentos!