Quais os riscos e oportunidades do mercado de ações?

Quais os riscos e oportunidades do mercado de ações?

18/09/2024

As ações são uma das principais alternativas de investimento do mercado financeiro. Por meio delas, os investidores podem se expor à performance de empresas de capital aberto e ampliar seus retornos. Contudo, a compra desses ativos envolve riscos e oportunidades.

Isso acontece porque o investimento em ações é de renda variável. Logo, não há garantias de lucro para os investidores. No entanto, fazer boas análises das alternativas disponíveis permite tomar decisões estratégicas para sua carteira.

Você conhece as oportunidades e os riscos de investir em ações? Neste conteúdo, você entenderá quais são eles e como equilibrar seu portfólio. Acompanhe!

Quais são as oportunidades ao investir em ações?

Ter ações na sua carteira de investimentos pode ser uma decisão estratégica pensando no seu patrimônio. Afinal, elas são ativos que proporcionam ao investidor a participação no quadro societário de uma empresa de capital aberto.

Nesse caso, há diferentes formas de obter lucro. Por exemplo, se a companhia alcançar bons resultados em determinado período, existe a possibilidade de outros investidores se interessarem pelas ações dela.

Como o mercado financeiro é influenciado pela lei da oferta e da demanda, o aumento nas buscas pelos papéis costuma levar a uma valorização do ativo. Assim, você tem a chance de vender sua posição para consolidar os ganhos.

As ações também podem ser uma maneira de criar uma fonte de renda passiva. Ela ocorre quando as empresas distribuem proventos aos acionistas em forma de dividendos ou juros sobre capital próprio (JCP).

Além disso, com as ações, você consegue se expor a diferentes setores da economia. Somente no mercado financeiro brasileiro, há empresas de diversos segmentos, como de finanças, tecnologia, agronegócio, saúde etc.

E os riscos?

Apesar dos pontos positivos, o investimento em ações envolve riscos. Por ele ser de renda variável, como visto, os investidores não têm garantias de ganho. Inclusive, a depender da performance da empresa, há chance de ter perdas com elas.

Outro ponto de atenção é que o mercado de ações lida regularmente com a volatilidade. Assim, junto da oferta e da demanda, fatores como momento econômico do país e cenário setorial têm potencial de afetar o desempenho das companhias e o preço dos ativos.

Ademais, há o risco de liquidez. Em determinados casos, existe a possibilidade de o investidor encontrar dificuldades para vender suas ações e acessar o dinheiro.

Como equilibrar os riscos da carteira?

Para ter uma carteira equilibrada, sem exposição excessiva aos riscos, uma estratégia comum é diversificar as suas escolhas. Ou seja, considere não concentrar investimentos em alternativas com características similares.

Ter ações, por exemplo, permite diversificar ao investir em empresas de diferentes setores da economia — por elas estarem expostas a cenários de riscos diferentes. Ter outros investimentos, como cotas de fundos e títulos de renda fixa, também pode ajudar a equilibrar os riscos.

Ainda, considere fazer análises das empresas antes de investir. Avalie os números dela, as tendências para o setor e outros fatores para tomar sua decisão. Uma maneira interessante de apoiar as suas escolhas e avaliações é contar com uma assessoria de investimentos.

Os assessores são profissionais qualificados que atuam de forma personalizada junto aos clientes, entendendo suas necessidades, perfil e objetivos. Dessa forma, eles apresentam as alternativas do mercado mais adequadas ao que o investidor deseja, considerando riscos e oportunidades de ganhos.

Como você acompanhou, a exposição a ações envolve riscos e oportunidades. Por essa razão, costuma valer a pena diversificar seus investimentos para equilibrar a carteira e buscar melhores retornos.

Quer contar com uma assessoria de investimentos para um direcionamento estratégico? Veja como funciona nosso trabalho na Jobin Investimentos!

Últimos Posts