NDF: saiba o que significa no mercado a termo!
NDF: saiba o que significa no mercado a termo!
Na hora de gerenciar o seu dinheiro, você conta com diversos instrumentos para objetivos distintos. Nesse cenário, vale a pena conhecer o conceito de NDF (non-deliverable forward) — ou contrato a termo de moedas.
Esse é um tipo de derivativo que pode contribuir com estratégias de hedge cambial, ou seja, de proteção da carteira. Ele também é utilizado para especulação. Contudo, trata-se de uma alternativa complexa, que exige um estudo cuidadoso para verificar se ela faz sentido para o seu planejamento.
Entenda, nas próximas linhas, o que é NDF, bem como as suas vantagens e riscos. Boa leitura!
O que é NDF?
O NDF é um instrumento de compra e venda de moedas encontrado no mercado a termo, no qual são estabelecidos contratos para serem executados em data futura. Assim, ele se diferencia do mercado à vista, em que as operações ocorrem no momento da negociação.
O derivativo representa um acordo entre as duas partes envolvidas, firmando uma taxa de câmbio de forma antecipada — o que inclui juros. Assim, ele funciona como um contrato a termo tradicional, em que há um acordo de negociação para determinada quantia de uma moeda estrangeira.
Logo, o NDF tem uma taxa de câmbio previamente definida. Contudo, nesse caso, não existe a entrega da moeda física. Nessa operação, o pagamento de uma parte a outra é equivalente à diferença entre a taxa de câmbio no momento do contrato e aquela de quando o acordo vence.
Quais são as vantagens do contrato a termo?
Agora que você já sabe o que é NDF, é importante conhecer as vantagens desse tipo de contrato. O seu objetivo principal é gerar mais previsibilidade aos envolvidos, reduzindo os riscos cambiais. Dessa forma, a antecedência da negociação permite que as partes saibam qual será a taxa de câmbio na efetivação do contrato.
Nesse sentido, há como personalizar a operação para alinhá-la às necessidades do investidor ou empresa. Com a estratégia, é possível estabelecer condições específicas nas cláusulas para que o contrato a termo de moedas seja vantajoso para ambos os lados.
Já para quem deseja especular, os contratos de NDF podem trazer oportunidades de ter ganhos diante das oscilações cambiais. Entretanto, esse tipo de operação amplia os riscos.
Quais são os riscos de um NDF?
Apesar das vantagens dos NDFs, é importante entender seus riscos antes de fazer negociações com esse instrumento. É preciso ter em mente, por exemplo, que o contrato é um derivativo financeiro, o que significa que, ao realizar uma operação especulativa, você fica exposto à volatilidade.
Dessa forma, se o mercado se mover contra a sua posição, você pode ter prejuízos. No entanto, se o objetivo for fazer um hedge com a operação, o risco associado será mitigado, pois o foco será protegê-lo de possíveis flutuações cambiais.
Portanto, antes de considerar o NDF na sua estratégia, é fundamental identificar o propósito da operação e, no caso de operação focada em especulação, os riscos associados a um derivativo.
Entender o que é o NDF e como ele funciona no mercado a termo? Essa é uma alternativa de proteção cambial que pode ser vantajosa para quem opera com moedas estrangeiras. No entanto, essa é uma operação que exige atenção para atenuar os seus riscos.