Como utilizar a previdência privada para pagar menos IR?
Como utilizar a previdência privada para pagar menos IR?
Prezado leitor,
Esta é uma dúvida bastante comum entre os investidores e contribuintes no Brasil. De fato, existe a condição de abatimento dos investimentos feitos em previdência privada na base de cálculo do imposto de renda, no entanto, é importante comentarmos alguns detalhes e regras para que isso possa ser feito pelos contribuintes de acordo com as regras da Receita Federal.
Dentre os tipos de previdências complementares mais comercializadas atualmente pelas seguradoras e oferecidas pelos bancos comerciais, estão o VGBL – Vida Gerador de Benefício Livre e o PGBL – Plano Gerador de Benefício Livre e que somente o PGBL permite estes abatimentos das contribuições efetuadas no ano como despesas dedutíveis.
O PGBL deve ser escolhido pelos contribuintes que fazem a declaração de ajuste anual de imposto de renda pelo formulário completo. As contribuições realizadas poderão ser deduzidas até o limite de 12% da renda bruta tributável, para apuração da base de cálculo do Imposto de Renda devido na declaração de ajuste anual. Também é necessário ser contribuinte do INSS – Instituto Nacional de Seguro Social, ou outra previdência social oficial, ou ser aposentado para usufruir destas deduções.
Vale ressaltar que este benefício não isenta necessariamente o pagamento do imposto de renda sobre o PGBL, por parte do contribuinte, o que ocorre é um diferimento de parte do imposto devido, isto é, um adiamento do possível pagamento do imposto de renda. O benefício fiscal anunciado pelos bancos, não pode ser tomado de maneira isolada, como normalmente suas propagandas costumam anunciar; deve ser analisado dentro do contexto do investidor, através de diversas variáveis que vão desde a situação fiscal do contribuinte até outras alternativas de investimentos, que poderão ser escolhidas através de uma carteira própria de investimentos.
Raphael Herdy Givisiez Battaglia é planejador financeiro pessoal e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner).